Introdução: Diante do cenário pós pandêmico, as escolas vêm tentando retomar suas atividades regulares, onde boa parte dos alunos retornam as instituições apresentando sintomas de ansiedade, dificuldade de socialização e sintomas relacionados a depressão. Neste mesmo contexto os professores também retomam as suas atividades com reclamações de sintomas semelhantes a ansiedade. Objetivo: O presente estudo vem trazer uma análise do contexto ou ambiente escolar na retomada as aulas, demonstrando os contrastes que agora vivenciamos após a pandemia. Metodologia: O trabalho desenvolvido seguiu uma análise de revisão bibliográfica, ou seja, revisão de literaturas, pois é um critério qualitativo das amplas publicações concernente à determinada área do conhecimento ou da respectiva temática. Efetuando uma busca sistemática abrangendo livros, artigos, teses, revistas e capítulos de livros indexados nas bases de dados: Google acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Libray Online), BVs – Psi, aplicando uma leitura seletiva de cunho mais aprofundada das partes que realmente seriam próprias para o desenvolvimento do trabalho. Resultados e Discussão: A pandemia trouxe desafios inéditos para todos, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Os alunos enfrentaram dificuldades relacionadas ao acesso ao ensino à distância e ao enfrentamento de problemas relacionados à saúde mental. Estudos descobriram que muitas crianças no retorno as escolas estão sentindo ansiedade, estresse e depressão em sua rotina escolar, o que tende a afetar sua capacidade de se concentrar, aprender e desenvolver habilidades sociais. As escolas tentaram e continuam a se adequar às novas necessidades, oferecendo aulas remotas e acompanhamento psicológicos aos alunos e professores. No entanto, ainda existem muitos desafios que precisam ser considerados quando se trata da educação. A primeira é a dificuldade de se manter os alunos motivados quando se trata de realizar tarefas a distância ou mesmo quando estes sentem desconforto com sintomas ansiosos. A segunda, foi a limitação da interação social, que foi um componente importante dentro da pandemia e que gerou um problema de interação emocional e social escolar entre os alunos. Em suma, o cenário da saúde mental no contexto escolar pós pandemia é uma questão que deve ser abordada com responsabilidade. Os alunos precisam de ajuda e apoio para lidar com as dificuldades, como a falta de interação social, a adaptação às aulas remotas e os desafios relacionados à saúde mental. A orientação e terapia psicológica podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos estudantes. Considerações Finais: Diante do cenário pós pandêmico, as escolas vêm tentando retomar suas atividades regulares, onde boa parte dos alunos precisam receber suporte e assistência para ajudá-los a lidar com os desafios emocionais e psicológicos do dia a dia.
Palavras-chave: Cenário; Pandemia; Saúde.