Cedigma

A Formação em ABA no Brasil

A Formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no Brasil destaca-se como um setor em constante expansão e aprimoramento. Com profissionais dedicados e engajados, o campo da ABA no país tem alcançado reconhecimento e importância em diversos âmbitos, como educação, saúde e autismo. Os cursos de formação em ABA proporcionam uma base sólida de conhecimento teórico e prático, capacitando os profissionais a aplicar eficazes técnicas de intervenção comportamental. A constante busca por atualização e aprimoramento impulsiona o progresso da área e a melhoria contínua dos serviços prestados.

Enfocando a análise e modificação do comportamento, a formação em ABA no Brasil contribui de forma significativa para elevar a qualidade de vida e o bem-estar de indivíduos de todas as idades. O compromisso em oferecer intervenções embasadas em evidências, promover a inclusão e igualdade de oportunidades é fundamental nesse campo em constante evolução. Assim, a Formação em ABA no Brasil não apenas representa uma oportunidade de aprimoramento profissional, mas também um compromisso com a transformação social e o desenvolvimento de práticas mais humanizadas e eficazes no contexto brasileiro.

No Brasil, a importância da certificação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem crescido, especialmente para os profissionais que lidam com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). É relevante explorar a necessidade e os processos para obtenção dessa certificação no país.

A certificação em ABA é um reconhecimento formal do conhecimento dos terapeutas que trabalham com TEA em relação às práticas embasadas em evidências e ciência aplicadas durante as sessões. Atualmente, no Brasil, não há uma regulamentação oficial para essa certificação, o que pode resultar em terapeutas não qualificados empregando os princípios da ABA de forma inadequada.

A acreditação da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) é o selo mais próximo de uma certificação ou regulamentação da especialidade em ABA no país. Essa acreditação é concedida aos prestadores de serviços em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA/Desenvolvimento Atípico. Para obter essa acreditação, os profissionais devem satisfazer a três requisitos específicos: formação acadêmica sólida em Análise do Comportamento e Behaviorismo Radical, licença profissional adequada conforme o papel do terapeuta e realização de práticas supervisionadas.

Adicionalmente, é imprescindível apresentar documentos que comprovem a atuação na área e realizar renovações periódicas da acreditação, incluindo a participação em atividades de formação contínua. Embora haja aprovações em andamento para que a ABPMC ofereça a certificação ABA para profissionais que trabalham com pessoas no espectro, o processo ainda está em fase de implementação.

Assegurar a excelência na terapia para TEA é crucial para garantir um desenvolvimento pleno e promissor às pessoas com esse transtorno. A busca por especialização e a conscientização sobre as opções de certificação são passos fundamentais para fortalecer o campo da Análise do Comportamento no Brasil.

Referências

BORGES, I. Live Canal dos Berrekas – A Formação em ABA no Brasil. Disponível em: <https://comportese.com/2022/02/09/live-canal-dos-berrekas-a-formacao-em-aba-no-brasil/>. Acesso em: 29 abr. 2024.

Certificação ABA: o que é e como se tornar um aplicador. Disponível em: <https://genialcare.com.br/blog/certificacao-aba/>. Acesso em: 29 abr. 2024.

Formação de Analista do Comportamento no Brasil • Blog do IEAC. Disponível em: <https://blog.ieac.net.br/formacao-de-analista-do-comportamento-no-brasil/>. Acesso em: 29 abr. 2024.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!